Museu e Arquivo
Histórico de Assis
MAHA
O Museu e Arquivo Histórico de Assis é um equipamento público da Secretaria Municipal de Cultura de Assis. Foi instituído pela Lei Municipal 2.594 de 20 de dezembro de 1988.
Seu acervo é composto por conjuntos de documentos que descrevem a expansão territorial e os modos de viver e fazer do oeste de São Paulo, no início do século XX. Os grandes conjuntos são formados pelo acervo do Museu do Ferroviário Agenor Francisco Felizardo, desativado em 2013, pela coleção Tropeiros, pelos arquivos pessoais de Dona Pimpa e Joshey Leão, e, também, por coleções pedagógicas de fósseis, numismática, pedras e peças têxteis (vestuário/uniformes), dentre outros documentos.
O MAHA é um museu policêntrico (que não se limita a um único espaço físico), seu acervo pode ser visto em diversos locais da cidade, como na Casa de Taipa José Freitas Garçez, no Espaço da Memória, no Centro Cultural Dona Pimpa e no Museu da Agricultura Miguel Leuzzi.

Centro Cultural
Dona Pimpa
Fundado em 1988, o Centro Cultural foi responsável, desde sua instauração, por realizar diversas mostras de arte, exposições itinerantes de coleções formadas por peças de valor histórico e eventos diversos, com ações voltadas às áreas de patrimônio e literatura.
Abriga os órgãos da Secretaria Municipal de Cultura, como a Biblioteca Municipal “Nina Silva” e o MAHA – Museu e Arquivo Histórico de Assis.
No Centro Cultural foi montada por este projeto a nova reserva técnica (local próprio para a guarda de acervos) para guarda do acervo de Joshey Leão e demais acervo do MAHA.
Também neste local será montada a exposição sobre Joshey Leão.
Rua Luiz Pizza, 19. Centro de Assis, SP.
Espaço da
Memória Ferroviária
O Espaço da Memória integra o prédio da Estação Ferroviária de Assis, reformado e revitalizado no ano de 2018.
Localizado em uma das salas no interior do prédio da antiga Estação Ferroviária de Assis. Foi inaugurado em dezembro desse mesmo ano, com o objetivo de firmar-se como um espaço público oferecido à sociedade assisense, para a realização de exposições e eventos voltados para a preservação da memória e conhecimento da história da cidade de Assis e região.
A exposição inaugural desse Espaço trouxe a mostra “Nos Trilhos do Tempo”, que apresentou o acervo do antigo Museu do Ferroviário “Agenor Francisco Felizardo” (desativado em 2013).
Esse evento se desdobrou na coleta de depoimentos de ex-ferroviários e pesquisadores, criando uma linha de trabalho direcionada à preservação da memória ferroviária
Av. Rui Barbosa, 14 - Centro, Assis - SP, 19814-000
Prédio da antiga estação ferroviária de Assis
Casa de Taipa
José Freitas Garçez
A Casa de Taipa “José de Freitas Garcez” integra o acervo de edificações administradas e preservadas pela Secretaria de Cultura do Município de Assis, por meio do MAHA – Museu e Arquivo Histórico de Assis. Trata-se, portanto, de patrimônio arquitetônico da região.
Constitui uma das edificações remanescentes do ciclo tropeiro, no interior do Estado de São Paulo. A rota dos tropeiros foi criada pelos tropeiros paulistas, entre os séculos XVIII e XIX, que partiam de Sorocaba para adquirir muares no sul do Brasil. Foi doada à Prefeitura Municipal de Assis em 1969, pelo assisense Monsenhor Floriano. Pertenceu à família Garcez e, em 1917, abrigou o primeiro Cartório de Paz da cidade.
Foi construída em 1914, de acordo com uma técnica difundida desde o período colonial no Brasil.
O acervo existente neste local, conta com diversas peças, entre elas destacam-se os móveis, as ferramentas, os arquivos e livros, dentre outros, revelam-se também, exemplares do tropeirismo, temática que permeia a história de Assis e região.
R. Palmares, 382 - Centro, Assis - SP, 19816-010
